terça-feira, 11 de abril de 2017

Armazenamento de alimentos

Desde o começo desta minha jornada, que tento transmitir o meu estilo de vida a quem me rodeia. 

Inicialmente não foi fácil que os outros percebessem que queres mudar os teus comportamentos, independentemente de seres a única pessoa nesta jornada, e que ninguém que te rodeia partilhe do mesmo objectivo. 
Para algumas pessoas tive que ser um pouco agressiva nas palavras (mas não mal educada) e persistente, de forma a que me levassem a sério. É curioso como as pessoas, nos tratam como Aliens e persistirem na sua forma de vida como se a mesma fosse a única correcta (como se isso fosse possível). 
Agora já me vão aceitando, mesmo sem perceber ou quererem perceber, mas já têm comportamentos de acordo com o meu novo estilo de vida.

Com a minha forma actual de compra de alimentos sem embalagem (a granel) sempre que me é possível, transformei o meu armário alimentar (especiarias, cereais, hidratos de carbono - arroz, massa, couscous, quinoa -, frutos secos). Utilizo frascos de vidro para armazenar os alimentos, e com uma caneta de acetato identifico o conteúdo nos frascos (evitando assim o desperdício de papel, e a compra de papel adesivo, sempre que pretendo lavar o frasco), assim como o armazenamento de congelação, evitando assim o uso habitual dos sacos plásticos, descartáveis, ou até mesmo os reutilizáveis, mas de vida curta. Este método é facilitado porque é-nos mais fácil a visualização do alimento, de forma a podermos fazer mais facilmente um planeamento de compras mensais (ver abaixo). 


 

Como ainda não tenho uma hortinha de aromáticas em minha casa (apenas me foi oferecido por uma tia, um vaso com cebolinho, transplantado por ela do seu jardim), a maioria das ervas aromáticas que utilizamos em casa na comida tem que ser comprada. No entanto, a maioria, se não toda, é comprada a granel (ver abaixo). Felizmente já é possível. Por conseguinte todas elas estão armazenadas em frascos pequenos, numa das gavetas dos armários da cozinha. Para a pimenta, comprei um moinho e é picada na hora que estamos a preparar as refeições, de forma a perder o mínimo possível as suas propriedades. 

Guardo alguns legumes no frigorifico, em frascos, e tenho notado que duram mais tempo a sua frescura. 

Experimentei congelar feijão em frascos, para posteriormente os colocar na sopa. Gostaria de arranjar uma forma de congelar carne em frasco de plástico, já tenho ouvido falar sobre o assunto, mas ainda não experimentei, nem sei se é possível.

Quanto aos líquidos no congelador, em garrafas de plástico sei que é possível, no entanto, em vidro ainda não experimentei.

Sem comentários:

Enviar um comentário