terça-feira, 4 de julho de 2017

Mudança de comportamentos #2

Tenho andado um pouco ausente, eu sei, e peço-vos desculpa por isso.

Tenho andado dedicada a alguns projectos sobre o Zero Desperdício. Mas também um pouco dedicada a mim e à minha paz interior.

Eu ainda não partilhei convosco, mas eu faço parte de um grupo no Facebook, que se chama Lixo Zero Portugal (podem ver na página principal do blogue), e ajudo na gestão da página e é também a partir desse grupo que vou testando algumas dicas para partilhar convosco aqui no blog. 

Gosto bastante do Verão, porque podemos fazer refeições mais leves, massas, saladas frias, e quentes, frutas e comer muito pouca carne, ou nenhuma. E também adoro fazer experiências, por isso, experimentar pratos alternativos aos convencionais é comigo, e não precisa de ter misturado nenhum tipo de carne que eu fico bastante satisfeita, mas fazê-las em casa ainda não tive experiências positivas, infelizmente, no entanto, algumas até já vão saindo boas de serem repetidas, como é o caso de algumas que já venho partilhando convosco aqui no blogue, mas também em restaurantes, ou realizadas por pessoas com mais experiência do que eu.

A mudança de comportamentos cá em casa já vem sendo hábito e iniciou-se com a substituição do óleo vegetal refinado pelo óleo de côco. O Óleo de côco foi introduzido cá em casa para eu fazer as minhas experiências na higiene pessoal, mas confesso que para apenas para essas utilidades é bastante dispendioso. Vim a descobrir que o meu namorado adora cozinhar com óleo de côco, por isso, não foi nada complicado, introduzi-lo também na cozinha. Fossem as outras mudanças tão fáceis como esta :P 
Por incrível que vos possa parecer, eu não sou grande apreciadora de côco, nunca gostei de cremes com cheiro a côco, são muito enjoativos. Por isso, na comida sempre utilizo uma quantidade bastante reduzida, e no meu desodorizante, como o cheiro não é muito intenso, já não me importo :)
Inicialmente comprava óleo de côco, e o melhor e mais puro é caríssimo. Também já experimentei bebidas vegetais de côco e como o sabor é leve e pouco acentuado eu gosto, no entanto, 1L dessa bebida não é barata, como vocês devem saber e além disso, o problema das embalagens mantém-se e não conseguia resolver a questão do desperdício zero.
Há um mês mais ou menos, em conversa com uma amiga, ela partilhou comigo que faz óleo de côco e bebida vegetal de côco em casa (ver abaixo). Fiquei fascinada por poder voltar a beber bebida vegetal (eu e o meu namorado) e pagar muito pouco por isso e ter a certeza que não leva outros componentes de conserva nas embalagens. É verdade que dá algum trabalho, mas é tão fácil de fazer, que o pequeno trabalho que dá vale bem a pena. E tudo o que é bom dá trabalho não é verdade? ... Então o que foi que eu fiz?... claro pedi-lhe a receita e já experimentei e é isso que também partilhar convosco hoje :)


 


Os meus pequenos milagres:

Fervo 1L de água
1 medida de côco ralado (copo pequeno, que em tempos foi uma vela - ver abaixo)

Coloco o côco numa tigela grande, e coloco por cima até cobrir (como se fosse uma infusão) a água fervida. Deixo assim durante 30 minutos.
Após os 30 minutos, trituro tudo com uma varinha mágica, o máximo que conseguir, ou com um robô de cozinha, durante 5 minutos. Depois filtra-se ou côa-se o líquido ao côco triturado e deixa-se arrefecer.  Vai então ao frigorífico durante 12 horas (+ ou -). Ao fim das 12 horas, o óleo encontra-se solidificado por cima. Com a ajuda de uma colher e com algum cuidado, retira-se as placas do óleo e guarda-se num frasco e guarda-se. O líquido que sobra é a bebida vegetal de côco. Esta bebida deve ser consumida no máximo de 3 a 4 dias, senão azeda, ou então, congelá-la, em embalagens relativamente pequenas, para que dure mais tempo e possa ser bebida sempre que apeteça. 

É só tirar uma horas antes do congelador e por no frigorífico ou aquecer. Sabe bem tanto fresco como morno.

Experimentem vocês e depois partilhem a vossa experiência ;)



Sem comentários:

Enviar um comentário