terça-feira, 11 de julho de 2017

Pensamento #fase1

Pensar em Zero Desperdício também é pensar na nossa saúde, na minha opinião não são dois temas que andem separados. 
É inevitável colocarmos questões a nós mesmos, se andamos a comer o mais saudável, se usamos os cosméticos e os produtos de limpeza mais saudáveis, e isso leva inevitavelmente a uma mudança de comportamentos gradual. Se hoje começamos por reduzir o plástico, as embalagens, o lixo produzido em casa, o lixo que vemos espalhado pelo chão, na rua, amanhã dás por ti a perceber que não precisas de tantos produtos para limpar a tua casa, que 2 ou 3 todos juntos fazem milagres, que poucos produtos necessitas para a tua higiene e para que andes limpa, cheirosa e bonita. E com alimentação é a mesma coisa. Começas a pensar, se tudo o que comes é saudável? Nem sequer me estou a referir a comer carne/peixe/marisco ou não. Estou por exemplo a referir-me aos açúares, às gorduras, aos processados, com edulcorantes, e aspartame, entre outros. O Marketing consegue vender-nos tão bem coisas que não necessitamos para nada, nem para a casa, nem para a nossa saúde, e nós, porque é mais atrativo, ou mais barato, compramos sem pestanejar. 


O custo justo, venda local, produtos biológicos de origem animal ou vegetal, artesanato, entre outros é sempre a melhor opção. Queixamo-nos de não termos o melhor vencimento do nosso trabalho, no entanto, preferimos sempre o mais barato possível, sem pensar sequer quem foi explorado para que eu pudesse comprar a baixo custo (claro que não estou a falar de famílias que não tenha outra forma de comprar, mas até para essas, em termos alimentares tenho muita pena que os produtos mais baratos sejam os menos saudáveis, pois para alimentarem a família, terão que colocar a sua saúde em risco...). No entanto, para aqueles que podem escolher, POR FAVOR, olhem bem para o rótulo, não comprem sem pesquisar, e NUNCA comam nada 0% de açúcar, porque o que não existir de açúcar, vai existir um substituto que vos vai fazer visitar o médico e gastar em medicamentos e tratamentos mais tarde... 
Para isso, é preferível eliminar o açúcar de vez da vossa alimentação, e se quiserem algo mais doce, pesquisarem substitutos naturais. Fala-vos alguém que adora açúcar!

Se pretendo comprar a granel e deixar o que é embalado, também estou a pensar na minha saúde e na forma de fazer as melhores escolhas para mim. O meu conselho é que o façam também para vocês.

Sempre adorei carne, peixe só de alguns e tinha gosto em comer, mas de há uns anos para cá, dei por mim a pensar que a comida tinha deixado de me saber ao que me sabia, e a dar-me tanto prazer como dava. Até os doces deixaram de me saber tão bem, e o chocolate que eu tanto adoro, ou adorava já não me fazia delirar como noutros tempos. Comecei a aperceber-me que cada vez mais é raro comermos o que é de qualidade e por isso, a maioria das coisas já não me sabiam "ao antigamente". E pensei, "tu não deves andar bem de saúde, só pode", depois realmente passei uma fase menos boa e comer era meramente para passar o tempo, e não ter dores no estômago de fome e que não havia grande alegria em comer. Essa fase felizmente passou, mas a vontade de comer carne, peixe e alguns derivados não voltou, exactamente o contrário. Se realmente for comida de qualidade, caseiro, criado em casa, e bem cozinhado e com pouca gordura, dá-me realmente muito prazer em comer, mas para o dia a dia, muito sinceramente vos digo, que estou seriamente a pensar deixar de comer carne e peixe e passar a comer alternativas saudáveis, que completem a minha alimentação, pois acima de tudo QUERO SER SAUDÁVEL! 



Isto é o que penso neste momento, e os meus comportamentos actualmente vão no caminho deste pensamento.


Falem-me dos vossos comportamentos, das vossas dúvidas, se passaram por esta fase, se estão a passar, se compreendem o que sinto. 

Sem comentários:

Enviar um comentário