terça-feira, 8 de agosto de 2017

Detergente tipo "CIF"

Já aqui vos falei que em Maio participei num Workshop de detergentes caseiros.

Assim que recebi as receitas, experimentei algumas amostras e fiquei fã da amostra referente ao detergente tipo "CIF" (creme abrasivo) e é dela que vos venho falar hoje.

Incrível, como somos tão influenciados com o Marketing e utilizamos os produtos químicos, cheios de perigos para a nossa saúde sem pestanejar, nem pensar um bocadinho e no que nos pode provocar problemas de saúde... apenas nos interessa saber que são eficazes para as bactérias!

Pois é, meus caros, este produto limpa na perfeição, desinfecta e não provoca problemas de saúde para nós mesmos, nem para os nossos filhos, nem para os animais domésticos :)

O aspecto deste produto é realmente idêntico ao clássico CIF, quando limpamos as superfícies até aquele aspecto áspero ao toque, tem. Este creme abrasivo é sem dúvida o meu substituto para o clássico e perigoso CIF.

O meu guardo-o num frasco de vidro que tinha em casa (ver abaixo), reutilizando os frascos que vou tendo.



O meu pequeno milagre:

300ml argila branca ou carbonato de cálcio
200ml bicarbonato de sódio
125ml água destilada
40ml sabão líquido (20ml sabão + 20ml água)
15 gotas de óleo essencial (OE) limão

Juntar a argila ou carbonato com o bicarbonato. Acrescentar água e misturar bem. Adicionar o sabão líquido e por fim o OE. Mexer bem até obter uma textura cremosa e lisa.
Posteriormente pode conservar num frasco durante 2 a 3 semanas.

1 comentário:

  1. Muito obrigada pela partilha, era mesmo isto que andava à procura! Normalmente faço as minhas pesquisas em inglês mas nem sempre é muito fácil encontrar os equivalentes aos nossos produtos :)

    ResponderEliminar