terça-feira, 1 de agosto de 2017

Vamos acabar com os cotonetes descartáveis?

Hoje venho falar-vos de algo que já procurava há algum tempo, mas que não encontrava em quase nenhuma farmácia. 
Quando era pequena, lembro-me de existir em casa dos meus pais, e de a minha mãe me limpar os ouvidos com ele, mas com as mudanças e depois de muito procurar, nunca mais encontrei o limpa-ouvidos ou cotonete reutilizável.
Hoje foi dia para voltar à farmácia onde em tempos questionei e pela primeira vez sabiam do que falava, e havia um, comprei-o e encomendei mais um para o meu namorado, para ver se finalmente nos livramos das cotonetes, de plástico ou cartão, de lá de casa.

Já existem cotonetes "amigos do ambiente", de bambu ou papel no cabo, em vez do ainda actual plástico, no entanto, quem faz uso contínuo e abastado dos cotonetes já parou para pensar na quantidade que gasta num ano?, e mesmo na sua vida toda? e se viver acompanhada/o, quanto isso não dá multiplicado por 2, ou por 3, ou 4 caso tenham mais um ou dois filhos?

Já pensaram se em vez de os colocar no lixo e por qualquer motivo, colocarem na sanita, as consequências que vão causar, tanto nas tubagens, como nas estações de tratamento de águas e na pior das hipóteses, nos rios ou nos mares? já para não pensar que não devem ser recicladas e como são muito leves, num dia com muito vendo, lá vão elas directas ao mar, "sem aviso prévio"...

Eu já uso muito pouco, ou quase nada, mas o meu namorado é um pouco dependente deles e não gosta nada dos amigos do ambiente, por causa do design das pontinhas de algodão, diz ele que não limpa direito.

Então, pensei ... "eu quero acabar com este desperdício lá em casa, o que fazer?"

Como sempre que procuramos uma alternativa ao que já temos, devemos sempre pensar no impacto que o que compramos vai ter, e quantas vidas eu lhe vou dar até o descartar, o caso do limpa ouvidos/cotonete reutilizável é o exemplo ideal. É de alumínio, portanto, lavável, cada um tem o seu, é higiénico e acima de tudo prático, e amigo do ambiente, pois dura uma vida!




Para quem me acompanha nesta minha jornada e vive no Porto ou nos arredores, eu comprei o meu na Farmácia Castro Carneiro que fica em frente ao Hipermercado Continente do Centro Comercial Gaia Shopping.

Sem comentários:

Enviar um comentário