sexta-feira, 4 de maio de 2018

E quando este estilo de vida nos pode levar para o extremismo?

Olá a todos!

Após uma conversa com a Filipa Jordão, do blog A Face Verde, uma dúvida que lhe surgiu e partilhou comigo,  e também no seu blog, fiquei a pensar que já me tinha acontecido o mesmo, e que muitas vezes me encontro numa situação de análise e me questiono por qual decisão tomar.

E quando este estilo de vida nos pode levar para o extremismo? ... devemos ser extremistas? ou viver em comunidade e com algum conforto?

Detesto extremismo de todo o tipo! só por esse facto, não poderei levar este estilo de vida para esse lado, nem quero. Pensando bem acho que já estava a levar ao extremo, pois como vocês sabem, vivo com um não Zero Waster e portanto, após a conversa com a Filipa dei por mim a perceber que já começava a ser extremista.

Dei por mim a ficar enervada com o meu "namorido" (namorado - marido) como eu carinhosamente o chamo, com a não capacidade de ele não mudar para as coisas que eu acredito e defendo, e me esquecia que até morarmos juntos (que não faz assim tanto tempo, quase dois anos) ele não separava o lixo. Portanto, não posso exigir dele o mesmo que exijo a mim mesma, até porque isso pode levar a uma ruptura que eu mesma não quero, portanto, tive que recuar um pouco e andar mais devagar, fazer passos mais pequenos a cada dia.

E quando o vegetarianismo é muitas vezes contra o Zero Waste?

Alguns de vós já sabem que venho alterando a minha alimentação para o vegetarianismo desde o inicio deste ano, e como me tenho que alimentar melhor (já que anteriormente não pensava tanto nisso), tenho frequentado workshops de alimentação vegetariana, dou por mim a pensar que alguns ingredientes não são possível comprar sem ser em embalagens de plástico :(
O que farias, ou fazes numa situação destas?
Por exemplo, a manteiga de amendoim, optei por comprar a embalagem maior, mas assim que ela acabar irei aventurar-me a fazê-la em casa (eu não tenho um processador de alimentos potente), mas o xarope de tâmaras, que nos permite adoçar muitos pratos (eu adoro doce) apenas encontramos em embalagem de plástico e não sei como o fazer em casa, sinceramente. Alguém sabe?

Acredito que se cada um fizer um pouco já estará a fazer muito por este planeta. Por isso é tão importante sensibilizar mais pessoas a fazer algo, pois assim não temos que ser extremistas e fazer sacrifícios da nossa vida em sociedade para salvar o planeta. 

Concluo portanto, que Zero Waste propriamente dito não existe, mas devemos pensar bem em reduzir ao máximo o nosso consumo, para o estritamente necessário para cada um de nós como indivíduos, mas também como indivíduos dentro de uma comunidade, sem risco de muitas vezes afectar essa relação humana com os outros.

Devemos sensibilizar os outros para o mesmo, mas não podemos obrigá-los a chegar ao mesmo patamar que nós mesmos pretendemos chegar!

...
Hello everyone!

After a conversation with Filipa Jordão, from the blog A Face Verde, a doubt that came up and shared with me, but also in her blog. I was thinking that I had already happened the same and that I am often in a situation of analysis and I wonder what decision to make.

And when can this lifestyle lead us to extremism?... should we be extremists? or live in community and with some comfort?

I hate extremism of any kind! just for that fact, I can not take this lifestyle to the side, nor do I want to. Thinking well I was already taking to the extreme, because as you know I live with a non Zero Waster and therefore, after the conversation with Filipa I found myself realizing that I was already starting to be extremist.

I gave myself up to be unnerved by my "boyfrihusband" (boyfriend-husband) as I affectionately call him, with his not being able to change into the things I believe and defend, and I forgot that we  didn't even lived together it's been so long, almost two years) he didn't separate the garbage, so I can't demand of him the same thing that I demand from myself, because this can lead to a break that I don't want, so I had to back off a bit and walk more slowly, take smaller steps every day.

And when is vegetarianism often against Zero Waste?

Some of you already know that I have been changing my diet for vegetarianism since the beginning of this year, and since I have to feed myself better (since I didn't think about it that much earlier), I give myself to think that some ingredients are not possible to buy without being in plastic packaging :(

What would you do, or do you do in such a situation?

For example, peanut butter, I chose to buy the larger package, but as soon as it's over I'll venture to do at home (I don't have a potent food processor), but the date syrup, which allows us sweeten many dishes (I love sweet) just found in plastic packaging and don't know how to do it at home, honestly.
Anyone know?

I believe that if everyone does a little, we will be doing a lot for this planet. That's why it+s so important to sensitive more people to do something, so we don't have to be extremists and make sacrifices from our life in society to save the planet.

I conclude, therefore, that Zero Waste itself doesn't exist, but we should think well of reducing our consumption to the maximum, strictly necessary for each of us as individuals, but also as individuals within a community, without risk of often affecting this human relationship with others.

We must sensitize others to the same, bur we can't force them to reach the same level that we ourserlves intend to reach!

Sem comentários:

Enviar um comentário