DYI home

Bom Ano Novo para todos!! :)

Happy New Year for everyone!! :)

Sempre adorei agendas, mas acabava por não as usar diariamente, porque as pequenas achava que não tinha espaço suficiente para escrever e as grandes acabavam por pesar muito na carteira. Então usava o calendário do telemóvel sempre que precisava de me lembrar de algum assunto, mas sempre gostei de escrever em blocos e sinto necessidade de escrever. No ano que findou surgiu a vontade de fazer a minha própria agenda para 2017, diária e conforme a minha necessidade, bem ao estilo minimalista.

I always loved schedules, but ended up not using them every day, because the small ones thought that it did not have enough room to write and the great ones ended up weighing very much in the wallet. So I used the phone calendar whenever I needed to remember a subject, but I always liked to write in blocks and I feel the need to write. In the year that ended the desire to make my own agenda for 2017, daily and according to my need, well in the minimalist style appeared.

Eu sei que é pouco ecológico e a Bea Johnson aconselha o uso de um tablete ou de um smartphone como agenda, evitando o desperdício de papel e o corte descontrolado de árvores, no então, como referi acima, sinto necessidade de escrever à mão e tenho sempre um bloco ou um caderno dentro da carteira.

I know it's not environmentally friendly and Bea Johnson advises using a tablet or smartphone as a calendar, avoiding paper waste and uncontrolled cutting of trees, so, as I mentioned above, I feel the need to write by hand and I have always a pad or a notebook inside the wallet.

Arranjei um simples caderno fino de folhas pautadas (que já tinha em casa) e passei a utilizá-lo como meu Bullett Journal 2017 (ver abaixo). Sei que o meu simples caderno, não vai ser suficiente para o ano inteiro, e por isso, já comecei a arranjar alternativa DYI, fazer cadernos em casa. Optei por fazer cadernos quadriculados. Para um Bullett Journal o papel quadriculado fica mais bonito, organizado, do que num caderno de folhas pautadas ou até mesmo lisas. O caderno de folhas lisas é o ideal para quem gosta de desenhar, e digo-vos eu mesma que não tenho jeito para desenhar, fico fascinada quando vejo uma receita de um medicamento caseiro ou de um bolo desenhado em vez de escrito :)

I got a simple slim notebook (which I already had at home) and started using it as my Bullett Journal 2017 (see below). I know that my simple notebook, will not be enough for the whole year, and so, I've already started to find alternative DYI, make notebooks at home. I chose to make checkered notebooks. For a Bullett Journal the checkered paper looks more beautiful, more organized, than in a notebook with lined or even flat sheets. The flat-leafed notebook is ideal for anyone who likes to draw, and I tell myself that I have no way to draw, I'm fascinated when I see a prescription for a homemade medicine or a cake designed instead of written :)

Em tempos fiz um workshop de como fazer cadernos e agora já posso fazer os meus próprios cadernos sem ter que comprar muitas vezes os mais bonitos, muito mais caros e muito menos comprar uma agenda pesada para o ano inteiro :) É verdade que dá trabalho, mas prefiro considerar como uma terapia, primeiro porque vou fazer algo para mim mesma, único que ninguém tem, por isso, personalizado, feito à minha medida, para as minhas necessidades, e para os meus gostos :) e depois porque o custo dos materiais é reduzido tendo em conta a quantidade de cadernos que posso fazer ao meu gosto :)

At times I did a workshop on how to make notebooks and now I can make my own notebooks without having to buy many times the most beautiful, much more expensive and much less buy a heavy schedule for the whole year :) It is true that it gives work, but I prefer to consider it as a therapy, first because I'm going to do something for myself, the only one that nobody has, so, personalized, tailored to my needs, and to my tastes :) and then because the cost of materials is reduced considering the amount of notebooks I can do to my taste :)

Estamos quase no fim do ano, e afinal o caderno destinado como agenda para este ano, chegou perfeitamente. Continuei a utilizar o telemóvel, pois nem tudo me lembro de escrever no caderno. 

We are almost at the end of the year, and after all the notebook destined as an agenda for this year, has arrived perfectly. I continued to use my cell phone, as not everything I remember writing in my notebook.

Tenho que pensar na agenda para este ano que principiou :)

I have to think about the agenda for this year that started :)


E vocês que tipo de agenda usam? Já têm para este ano?


And what kind of agenda do you use? Already have for this year?
_______________________________________

O segundo produto de limpeza feito em casa, que vos vou falar hoje é o "limpa vidros". É um produto que também pode ser usado para lavar azulejos, e espelhos.



Como vem sendo hábito em casa tento sempre arranjar uma alternativa para os produtos comerciais que têm sempre algum inconveniente, ou tem químico e não me agrada, ou caso o compre, não sei bem onde o colocar no seu fim de vida.

Desde que iniciei este estilo de vida, despertou-me para este facto, pensar sempre no local onde deverei colocar o que compro no seu fim de vida, e na dúvida, prefiro não comprar, pelo menos até encontrar a solução para o que procuro.

Quando fiz o workshop de detergentes em Maio, partilhou-se uma forma de como afastar as traças dos nossos armários sem químicos e de forma natural. A formadora, que está familiarizada com as plantas e os seus benefícios, partilhou que o loureiro, as suas folhas são um excelente repelente, ou como nós habitualmente designamos, anti-traças para os nossos armários.

Esta foi a ideia que encontrei, com o que tinha em casa (ver abaixo), o paninho serviu anteriormente para embrulhar o meu sabão para lavar o cabelo.



O meu pequeno milagre:

Simplesmente embrulhei algumas folhas de louro inteiras no paninho, e com um elástico de tecido que já tinha em casa, fiz o embrulho (como é visível na imagem) e com a ajuda de uma cruzeta para calças prendi.

Esta dica também pode ser usada para colocar flores (alfazema, camomila) nas nossas gavetas para que as nossas roupas fiquem a cheirar bem.
_____________________________________________

No workshop de detergentes também fizemos um limpa vidros, substituto para os detergentes químicos. 
Claro que fiquei entusiasmada, foi já há algum tempo precisava de limpar os vidros lá em casa e não queria usar produtos químicos e este workshop/oficina veio calhar na perfeição.

Aproveitei a amostra para lavar os vidros do meu quarto e fiquei maravilhada com o resultado e incrivelmente aquela simples receita limpa na perfeição os vidros, não necessitando de qualquer produto adicional para os deixar a brilhar. Ah vidros e caixilhos.

O ideal é colocar a mistura num borrifador, para assim ser mais fácil alcançar as superfícies a limpar.




Aqui fica a simples receita :)

O meu pequeno milagre:

1/2 L de água morna
5 colheres de sopa de vinagre (eu uso vinagre de maçã feito por mim, mas pode ser feito com vinagre de álcool) 

Misturar o vinagre com a água morna.
Use jornal amassado ou um pano de algodão para limpar.
Não limpe as janelas quando o sol estiver sobre elas ou quando estiverem quentes. Notar-se-ão manchas no processo de secagem.

Certifique-se que segue a receita, o uso excessivo de vinagre pode escurecê-lo com o tempo. Para não desperdiçar tento fazer as quantidades certas para os vidros e/ou janelas que tiver que limpar.

__________________________________

Já aqui vos falei que em Maio participei num Workshop de detergentes caseiros.

Assim que recebi as receitas, experimentei algumas amostras e fiquei fã com a amostra referente ao detergente tipo "CIF" (creme abrasivo) e é dela que vos venho falar hoje.

Incrível, como somos tão influenciados com o Marketing e utilizamos os produtos químicos, cheios de perigos para a nossa saúde sem pestanejar, nem pensar um bocadinho e nunca pensamos que nos pode provocar um grande problema de saúde... apenas nos interessa saber que são eficazes para as bactérias!

Pois é, meus caros, este produto limpa na perfeição, desinfecta e não provoca problemas de saúde para nós mesmos, nem para os nossos filhos, nem o animais domésticos :)

O aspecto deste produto é realmente idêntico ao clássico CIF, quando limpamos as superfícies até aquele aspecto áspero ao toque, tem. Este creme abrasivo é sem dúvida o meu substituto para o clássico e perigoso CIF.

O meu guardo-o num frasco de vidro que tinha em casa (ver abaixo), reutilizando os frascos que vou tendo.



O meu pequeno milagre:

300ml argila branca ou carbonato de cálcio
200ml bicarbonato de sódio
125ml água destilada
40ml sabão líquido (20ml sabão + 20ml água)
15 gotas de óleo essencial (OE) limão

Juntar a argila ou carbonato com o bicarbonato. Acrescentar água e misturar bem. Adicionar o sabão líquido e por fim o OE. Mexer bem até obter uma textura cremosa e lisa.

Posteriormente pode conservar num frasco durante 2 a 3 semanas.
___________________________________

Tenho andado um pouco ausente, eu sei, e peço-vos desculpa por isso.

Tenho andado dedicada a alguns projectos sobre o Zero Desperdício. Mas também um pouco dedicada a mim e à minha paz interior.

Eu ainda não partilhei convosco, mas eu faço parte de um grupo no Facebook, que se chama Lixo Zero Portugal (podem ver na página principal do blogue), e ajudo na gestão da página e é também a partir desse grupo que vou testando algumas dicas para partilhar convosco aqui no blog. 

Gosto bastante do Verão, porque podemos fazer refeições mais leves, massas, saladas frias, e quentes, frutas e comer muito pouca carne, ou nenhuma. E também adoro fazer experiências, por isso, experimentar pratos alternativos aos convencionais é comigo, e não precisa de ter misturado nenhum tipo de carne que eu fico bastante satisfeita, mas fazê-las em casa ainda não tive experiências positivas, infelizmente, no entanto, algumas até já vão saindo boas de serem repetidas, como é o caso de algumas que já venho partilhando convosco aqui no blogue, mas também em restaurantes, ou realizadas por pessoas com mais experiência do que eu.

A mudança de comportamentos cá em casa já vem sendo hábito e iniciou-se com a substituição do óleo vegetal refinado pelo óleo de côco. O Óleo de côco foi introduzido cá em casa para eu fazer as minhas experiências na higiene pessoal, mas confesso que para apenas para essas utilidades é bastante dispendioso. Vim a descobrir que o meu namorado adora cozinhar com óleo de côco, por isso, não foi nada complicado, introduzi-lo também na cozinha. Fossem as outras mudanças tão fáceis como esta :P 
Por incrível que vos possa parecer, eu não sou grande apreciadora de côco, nunca gostei de cremes com cheiro a côco, são muito enjoativos. Por isso, na comida sempre utilizo uma quantidade bastante reduzida, e no meu desodorizante, como o cheiro não é muito intenso, já não me importo :)
Inicialmente comprava óleo de côco, e o melhor e mais puro é caríssimo. Também já experimentei bebidas vegetais de côco e como o sabor é leve e pouco acentuado eu gosto, no entanto, 1L dessa bebida não é barata, como vocês devem saber e além disso, o problema das embalagens mantém-se e não conseguia resolver a questão do desperdício zero.
Há um mês mais ou menos, em conversa com uma amiga, ela partilhou comigo que faz óleo de côco e bebida vegetal de côco em casa (ver abaixo). Fiquei fascinada por poder voltar a beber bebida vegetal (eu e o meu namorado) e pagar muito pouco por isso e ter a certeza que não leva outros componentes de conserva nas embalagens. É verdade que dá algum trabalho, mas é tão fácil de fazer, que o pequeno trabalho que dá vale bem a pena. E tudo o que é bom dá trabalho não é verdade? ... Então o que foi que eu fiz?... claro pedi-lhe a receita e já experimentei e é isso que também partilhar convosco hoje :)


 


Os meus pequenos milagres:

Fervo 1L de água
1 medida de côco ralado (copo pequeno, que em tempos foi uma vela - ver abaixo)

Coloco o côco numa tigela grande, e coloco por cima até cobrir (como se fosse uma infusão) a água fervida. Deixo assim durante 30 minutos.
Após os 30 minutos, trituro tudo com uma varinha mágica, o máximo que conseguir, ou com um robô de cozinha, durante 5 minutos. Depois filtra-se ou côa-se o líquido ao côco triturado e deixa-se arrefecer.  Vai então ao frigorífico durante 12 horas (+ ou -). Ao fim das 12 horas, o óleo encontra-se solidificado por cima. Com a ajuda de uma colher e com algum cuidado, retira-se as placas do óleo e guarda-se num frasco e guarda-se. O líquido que sobra é a bebida vegetal de côco. Esta bebida deve ser consumida no máximo de 3 a 4 dias, senão azeda, ou então, congelá-la, em embalagens relativamente pequenas, para que dure mais tempo e possa ser bebida sempre que apeteça. 

É só tirar uma horas antes do congelador e por no frigorífico ou aquecer. Sabe bem tanto fresco como morno.

Experimentem vocês e depois partilhem a vossa experiência ;)





________________________________________

Hoje venho partilhar convosco uma experiência que tive há uns dias.

Resolvi inscrever-me numa oficina sobre detergentes naturais. Foi organizada pela BioMio. Passei duas horas atenta a aprender e a partilhar experiências de como se faz detergentes para limpar a minha casa, sem químicos, com ingredientes normalíssimos, que até podemos ter nas nossas casas.  

Foi uma oficina bastante participativa, com partilha entre os inscritos e a BioMio.

Aprendemos a fazer Detergente para a Louça, Detergente para a roupa (várias opções), Detergente tipo "CIF", Detergente "Multiusos" (ver abaixo), no entanto, partilhamos experiências entre todos.

Como tinha combinado com a Paula da BioMio antecipadamente, levei o meu óleo alimentar usado e como troca trouxe umas barras de sabão caseiro (normal, e com folhas de louro) (ver abaixo).





Estou ansiosa por receber as receitas por email, para poder começar a testar em casa e partilhar convosco :)
__________________________________

Já tinha partilhado convosco que deixei de usar desodorizantes/anti-transpirantes, mas quando o fiz, dei-vos conhecimento que tinha passado a usar o cristal como desodorizante.

Entretanto, vi um artigo que o potássio de alumínio de que o cristal é feito, faz mal à saúde :( 

Fiz uma procura exaustiva e não encontrei mais noticias que falassem das consequências na saúde do uso do cristal, mas fiquei sugestionada, por isso, resolvi fazer o meu próprio desodorizante (ver abaixo) e garanto-vos que funciona :) nas ultimas semanas, por cá tem estado calor, e no meu trabalho não tenho roupa de verão, por isso, mesmo com roupa mais quente, nos dias mais quentes resulta. Só terei mesmo que experimentar nas temperaturas altas do Verão, para ter a certeza que esta minha nova receita de desodorizante DYI é a opção mais correcta para a minha higiene pessoal :)



O meu pequeno milagre:
2 colheres de sopa de Bicarbonato de Sódio
- 2 colheres de sopa de Óleo de côco líquido
- 3 colheres de sopa de farinha de araruta, pode substituir-se por farinha de milho (mais conhecida por farinha maizena)*

Com a ajuda de uma colher, retirar uma pequena porção da mistura e com os dedos (indicador e polegar), espalhar a mistura e colocar nas axilas.

*eu não encontrei farinha de araruta, mas encontrei fécula de araruta e foi-me dito que a fécula de araruta na culinária serve para engrossar molhos, tal como a farinha de milho, por isso, é exactamente a mesma coisa.
A função deste ingrediente serve para dar consistência à mistura de óleo de côco e o bicarbonato de sódio.

Para a minha primeira experiência usei quantidades mais reduzidas, não fosse a experiência falhar e desperdiçar os materiais. Mas a próxima vez, vou usar as quantidades que menciono a cima.


Falem-me das vossas experiências, se usam o cristal, se fazem o vosso desodorizante, que ingredientes utilizam :)
__________________________________

Desde que comecei a minha jornada para o zero desperdício, que o uso de vinagre de sidra é frequente cá em casa.

Então, já que este vinagre se tornou um dos produtos de limpeza caseira, resolvi pesquisar a venda de vinagre de sidra em embalagens de vidro ... não encontrei :( apenas encontrei à venda em embalagens de plástico!

Apesar de não me agradar lá muito, lá comprei algumas embalagens de vinagre de sidra de plástico para o uso de limpeza doméstica.

No outro dia, em conversa com conhecidos com o mesmo estilo de vida que o meu, me falaram de fazer vinagre de sidra em casa :) 

Então resolvi, testar a receita que me foi dada, sem grandes medidas e experimentar para ver se resulta!

Pois é, estou a fazer a minha primeira experiência (ver abaixo) :)

Como não tenho tido muito tempo para me dedicar como devia, tem demorado um pouco mais do que devia, mas, todos os dias, é necessário mexer a preparação e coar a espuma que se vai formando, e ao fim de 5 dias o vinagre de sidra está pronto. O meu ainda não acho que estará, mas já começo a sentir o cheiro a vinagre de maçã.



O meu pequeno milagre:
1ª vez
- 1L de água filtrada sem cloro*
- Cascas e caroços de maçãs
- Duas colheres de sopa de açúcar

Coar diariamente a espuma e ao fim de 5 dias o vinagre está pronto.
2ª e sempre que desejar
Para fazer mais vinagre, juntar 2L de água, 2 garrafas de vinagre de sidra já feito anteriormente e as cascas e os caroços de maçã e proceder da mesma forma durante 5 dias até deixar de existir espuma na preparação e o vinagre estar pronto.

*para a maioria da população a forma de tirar o cloro da água, é deixar repousar a água de um dia para o outro para que o cloro seja libertado.
No meu caso, eu não o fiz pois a água que utilizei foi aquela que habitualmente costumo abastecer em casa dos meus pais, no filtro deles (como já vos tinha falado).

Sem comentários:

Enviar um comentário